Nonoai recebe materiais didáticos do Alfabetiza Tchê!

 Alfabetiza Tchê: Juntos pela educação no RS! ?? O Material Didático Complementar chegou a Nonoai, beneficiando alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental. Uma parceria entre a Secretaria de Educação do RS, FAMURS e UNDIME-RS para garantir a alfabetização certa. ??
A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê. Serão beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual. O trabalho em Nonoai vem sendo desenvolvido desde o ano passado com grande sucesso nas atividades.

Material didático

Com o objetivo de garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o Material Didático Complementar é uma das principais ações do Programa, além da aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e da realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores.
Este material, destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul.

Por isso, além de contemplar o contexto cultural do estado, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo uma maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização. Professores especialistas em alfabetização da rede pública do Rio Grande do Sul realizaram a adaptação do Material Didático Complementar a partir do material de referência organizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração - PARC, apoiadora deste Programa. Assim como, organizaram o projeto gráfico do material a fim de possibilitar a interação criativa do estudante com as narrativas presentes no Caderno Literário.
Dessa forma, a disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças. Esperamos que esse material seja proveitoso e enriquecedor para professores e estudantes, fortalecendo o interesse pela leitura e o aprendizado.


#AlfabetizaTchê #EducaçãoRS #LeituraCertanaIdadeCerta #NonoaiSegueemfrente #Nonoai #TrabalhodeResultado