BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Convênios
Concursos e Processos Seletivos
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

Audiência Pública debate manutenção do Corpo de Bombeiros em Nonoai

No começo da noite da quarta-feira (05), uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Nonoai. O objetivo foi discutir a permanência do Corpo de Bombeiros na cidade de Nonoai, abrangendo 11 municípios da região. Os custos de manutenção do atendimento foram o assunto principal da noite. Caso não haja o engajamento de todos os municípios, a região pode ficar sem o excelente trabalho do Corpo de Bombeiros de Nonoai.

Através de uma comissão formada pelos vereadores Paulo da Rosa, José Vigne e Zulmar Debastiani foi dado início a essa discussão pois em razão da falta de recursos, os bombeiros podem ter suas portas fechadas em nossa região. Hoje o município de Nonoai, por ser a sede, aporta uma quantia de R$12.000,00 (doze mil reais) mensais. O custo mensal de manutenção da corporação gira em torno de R$20.000,00 (vinte mil reais). A audiência pública contou com a presença de representantes dos municípios de Nonoai, Erval Grande, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

Nonoai conta com uma corporação mista, com bombeiros civis e militares que já realizaram atendimento em mais de 900 ocorrências em seis anos de atuação na região e fizeram quase dois mil Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Caso seja fechado o quartel dos Bombeiros de Nonoai, a região seria atendida por Erechim e Frederico Westphalen. O que, segundo os comandantes tornaria o atendimento emergencial bastante complicado em razão dos longos trechos a serem percorridos.

Estiveram presentes além dos vereadores, o prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, promotor de Justiça da Comarca de Nonoai, vereadores, comandantes do Corpo de Bombeiros e corporação dos Bombeiros de Nonoai e representantes dos municípios abrangidos pelo atendimento.

Ao todo são 11 municípios que deveriam participar com ajuda de custos dos Bombeiros mas, segundo a comissão, apenas três estão cumprindo o acordo.

Integram a região de atendimento dos Bombeiros além de Nonoai, os municípios de Alpestre, Planalto, Benjamin Constant do Sul, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

A Câmara de Vereadores, não esteve lotada, como se esperaria em uma questão importante como a presença dos Bombeiros em nossa cidade.