BANNERNONOAI.png
BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause
previous arrow
next arrow

COVID-19

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Acesso à Informação
Convênios
Concursos e Processos Seletivos
Licitações
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

Início

Jovens prestam juramento à bandeira

Os jovens que realizaram o alistamento militar em Nonoai realizaram o juramento à bandeira no último dia 15 de setembro, na Escola Jair de Moura Calixto. Segundo o responsável pela Junta Militar em Nonoai, José Máximo Palmas, foram 106 jovens alistados, destes 99 compareceram na inspeção realizada no mesmo dia. Ao todo foram 64 jovens dispensados do serviço militar que deverão comparecer na Junta Militar a partir do dia 4 de outubro para retirar o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI).

Do total de comparecimento, 35 jovens foram selecionados para servir o Exército Brasileiro em 2018. Eles serão encaminhados para o 8º Regimento em Uruguaiana. A data do embarque será divulgada até o mês de dezembro.

A solenidade de juramento a bandeira foi comandada pelo Tenente Velaz, delegado do Posto de Recrutamento Militar de Santo Ângelo e acompanhada pelo vice-prefeito Paulo Rodrigues, pelo responsável da Junta Militar de Nonoai, José Máximo Palmas e pelo diretor da escola Jair de Moura Calixto, Helminton Francisco Soares.

O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.

O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma forma dos compromitentes jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida.