BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Concursos e Processos Seletivos
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

RGE anuncia ampliação de rede de energia para Nonoai

Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Edilson Pompeu da Silva recebeu em seu gabinete, o Gerente de Relacionamentos com Poder Público e grandes clientes da RGE Edson Braz e a consultora de negócios para a Zona da Produção, Katiéle Walendorff dos Santos. O objetivo da visita foi informar oficialmente sobre a troca no comando regional da companhia, detalhar operações da empresa no município no sentido de melhorar a qualidade no fornecimento de energia elétrica e informar sobre as políticas da empresa em relação a projetos elétricos, os quais são totalmente gratuitos e que a RGE, não trabalha com nenhuma outra empresa que a represente.

Segundo a consultora de negócios, a empresa não possui nenhum credenciado que atue em nome da companhia: “Todos os projetos a RGE faz 100% gratuitos para a comunidade e municípios. Isso é muito importante. As pessoas não precisam pagar por projetos elétricos que esses são f eitos pela RGE”. Este também foi um dos pontos debatidos junto com o município de Nonoai para que a comunidade seja informada de que não há nenhuma empresa parceira da RGE na realização de projetos elétricos, pois estes são inteiramente gratuitos.

Segundo a Consultora de Negócios, a região sofreu com problemas pontuais referentes aos temporais dos últimos dias, que ocasionaram falta de energia elétrica no município. Ela informou ainda que a empresa deverá concluir até o final do ano uma rede alternativa de alimentação para Nonoai, para que em caso de queda de energia se tenha uma outra alternativa para que os consumidores não fiquem sem energia elétrica por longos períodos. Segundo Katiéle, os eventos climáticos afetaram o fornecimento de energia por alguns momentos mas que a empresa tem trabalhado na troca de postes de energia elétrica e investindo fortemente na melhoria das redes de energia. O gerente de relacionamentos Edson Braz informou que a RGE está investindo cerca de 800 milhões de reais, sendo 400 milhões para a área de abrangência da RGE e quantia igual para a área da RGE Sul, totalizando 23 grandes obras de distribuição, transmissão e subestações para que a energia chegue com qualidade ao consumidor: “Essas obras visam dar maior confiabilidade a nossa rede”, destacou.

A área comandada pelo gerente Edson Braz compreende 373 municípios do estado do Rio Grande do Sul. Na área da RGE são 255 municípios e, na área da RGE Sul (Antiga AES Sul), mais 118. Em todos esses municípios, os maiores problemas são causados pela vegetação, chegando a 60% dos casos com árvores de grande porte que são plantadas muito próximas à rede elétrica. Problema que se agrava com os temporais, como o que atingiu o estado no dia 1º de outubro: “Obviamente que o temporal do penúltimo domingo mostrou situações atípicas com ventos de mais de 120km/h e aí a rede ela vai pro chão mesmo em função da força dos ventos e dos materiais que se soltam das residências como telhas, calhas e os próprios galhos que são jogados contra a rede e acabam a danificando de forma muito crítica”, destacou. Segundo ele, a companhia nas últimas duas semanas, trocou mais de 4 mil postes de energia em função dos eventos climáticos no estado: “Ele (o temporal) devastou toda nossa área de concessão, com exceção da serra, e em determinados momentos chegamos a ter 560 mil clientes sem energia no domingo (1º de outubro) e 48 horas após mais de 80% dos clientes estavam com sua energia restabelecida ” afirmou. Ainda conforme destaca o gerente da RGE, a maior parte dos problemas de energia elétrica ocorre em razão das árvores próximas à rede elétrica, que com os ventos caem sobre a rede elétrica.

Sobre as quedas de energia, os representantes da RGE solicitaram que a comunidade informe a RGE através das plataformas de atendimento (Internet, telefone e Aplicativo para smartphones). Dessa forma, o problema poderá ser resolvido mais rapidamente. O telefone da Central de Atendimento é 0800 970 0900 e o site é www.rge-rs.com.br .