SECRETARIA DE SAÚDE INICIA VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES

A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai inicia, nesta quinta-feira (dia 06/05) a primeira etapa de vacinação de combate ao Coronavírus das pessoas com algum tipo de comorbidades. A ação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Central das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde – Ana Cláudia Ferrão, Nesta primeira etapa, serão vacinadas as pessoas com as seguintes comorbidades: Portadoras de Síndrome de Down – maiores de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em tratamento de diálise – maiores de 18 anos, Gestantes e puérperas com comorbidades (conforme relação estabelecida no Programa Nacional de Imunizações) – maiores de 18 anos, pessoas com deficiência permanente, cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) – com 55 até 59 anos. A Secretária destaca ainda que as pessoas devem apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos comprobatórios: Laudo/atestado médico comprovando ser portador de síndrome de Down; Laudo/atestado médico comprovando que faz diálise (podendo ser fornecido pela Clínica Renal onde o paciente é atendido); Carteira de gestante (mesmo das puérperas) e laudo/atestado médico que comprove a comorbidade da gestante ou puérpera; comprovante de cadastro ativo de BPC fornecido pelo CRAS. Todos devem apresentar, além do laudo/atestado médico, CARTÃO SUS OU CPF e CARTEIRA DE VACINAÇÃO. Além disso, os laudos/atestados devem informar claramente qual a comorbidade apresentada, considerando a listagem contida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A próxima etapa contemplará as pessoas com comorbidades com 58 e 59 anos, as quais também precisarão apresentar a documentação comprobatória. A data de início desta etapa será divulgada conforme a disponibilidade de doses de vacina.