Redes de Apoio realizam papel fundamental na garantia das políticas públicas em diversos setores

Amparar, cuidar, prestar todo o apoio necessário para que as famílias de crianças e adolescentes possam viver em condições corretas com o fomento de ações que proporcionem a efetiva garantia do direito à educação e demais serviços de atendimento. Esse é o trabalho por duas importantes frentes de nosso município. São a RAE – Rede de Apoio às Escolas e RAI – Rede de Atenção Interdisciplinar.

A Rede de Apoio às Escolas – RAE, visa o fomento de ações que proporcionem a efetiva garantia do direito à educação e do dever de educar, mobilizando comunidades locais com o objetivo de interromper processos de infrequência, evasão escolar e questões que envolvam o ensino/aprendizagem.

Já a Rede de Atenção Interdisciplinar – RAI – tem o objetivo de realizar estudos de casos, sugerir ideias de trabalho, troca de informações com o objetivo de garantir a integralidade dos atendimentos realizados nos diversos setores.

Ambas, realizam reuniões quinzenais com a representatividade de vários setores como secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educaçao e Cultura, Poder Judiciário entre outros profissionais/ técnicos na tomada de ações, decisões e encaminhamentos, com foco principal no usuário, em sua família e na comunidade em geral que necessitam de atenção e cuidado.

O trabalho destes grupos é por sua natureza discreto mas que gera muitos resultados nas políticas públicas voltadas ao cuidado das pessoas mais necessitadas.