Coleta Seletiva é tema de palestra de alunos para alunos

Na manhã desta quinta-feira (31), um grupo de alunas da Escola Municipal Jair de Moura Calixto, acompanhadas da Assistente Social da escola Simone Perin, estiveram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Adílio Daronchi para realizar uma palestra sobre a Coleta Seletiva do lixo. Com orientações sobre a forma correta de separar e descartar os resíduos sólidos de nossas residências.

O trabalho já vinha sendo desenvolvido pela Escola Jair de Moura Calixto internamente mas, a ideia deu tão certo que as alunas foram convidadas a levar o conhecimento adquirido para as demais escolas do município.

A ação foi acompanhada, pelo coordenador da Coleta Seletiva de Nonoai, Claudir Diniz de Oliveira, que passou orientações para os alunos e fez a entrega do ímã de geladeira confeccionado pela Administração Municipal com orientações sobre a Coleta Seletiva, dias e horários que o caminhão passa recolhendo o lixo. A Coleta Seletiva só funciona se cada cidadão fizer a sua parte separando o lixo seco (papéis, embalagens de produtos, plásticos, vidros) do lixo orgânico que são restos de alimentos, papéis higiênicos usados, fraldas, cascas e ossos, restos de chá e café, entre outros.

A Coleta Seletiva evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos da reciclagem. Do ponto de vista financeiro, a coleta seletiva de lixo pode trazer benefícios sociais (geração de empregos), benefícios econômicos (redução do custo de transporte e disposição), além de receitas (resultado da venda do material coletado).

A Campanha da Coleta Seletiva que está sendo implementada pela Prefeitura de Nonoai está trabalhando justamente a conscientização a partir dos pequenos e, por esse motivo, o tema escolhido orienta os pais a ouvirem os filhos e separarem o lixo: “Ouça seu filho, separe o lixo”. Dessa forma, através dos pequenos e incentivando a consciência ambiental desde cedo que a Administração pensa nos resultados a médio e longo prazo para que o município de Nonoai possa continuar a crescer em qualidade de vida.

Além da campanha da Coleta Seletiva com os ímãs de geladeira que estão sendo distribuídos nas escolas, a Prefeitura de Nonoai está com divulgação em rádio e através de som de rua orientando a comunidade. A Assessoria de Comunicação em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está desenvolvendo o material informativo para rádio e internet que será lançada em breve e contará com as alunas palestrantes da Escola Jair de Moura Calixto como garotas propaganda da Coleta Seletiva em Nonoai.