Audiência pública discute monitoramento do transporte escolar

Categoria: Secretaria de Educação e Cultura Publicado: Quinta, 09 Novembro 2017

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nonoai apresentou o programa de monitoramento do transporte escolar em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na tarde da quarta-feira, 8 de novembro, com a presença do Coordenador Regional de Educação da 7ª CRE, Elton Luiz D Marchi e de pais, alunos, motoristas do transporte escolar da prefeitura e terceirizados, diretores de escolas e comunidade.

A abertura foi realizada pela Secretária de Educação Teresinha Salete Sperry dando as boas vindas e apresentando dados sobre o transporte escolar no município. São 351 alunos da rede estadual e outros 302 alunos da rede municipal que, diariamente, fazem o uso do transporte escolar.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o município recebe do governo do estado 10 parcelas ao ano no valor de R$36.040,24 para o transporte escolar e outras dez parcelas anuais de R$5.262,09 do Governo Federal, totalizando um repasse de R$41.302,33. Ainda, conforme os dados são 11 linhas de transporte escolar terceirizadas em Nonoai com um gasto mensal total de R$69.932,40 e mais 7 linhas de transporte escolar municipal próprio com um gasto mensal aproximado de 60 mil reais.

Para executar o que consta na lei 12.882/08, o Estado do Rio Grande do Sul, criou um software para todos os município aderidos ao programa que vai possibilitar indicar o trajeto a ser percorrido, credenciar os alunos através da localização das Escolas e residências, facilitar a prestação de contas além de monitorar e reduzir gastos com o transporte escolar.

O município ainda decidirá sobre a adesão ou não ao monitoramento via satélite dos ônibus do transporte escolar.