Nonoai realiza Conferência das Cidades

A etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades foi realizada nesta quarta-feira, dia 29, na Câmara de Vereadores de Nonoai.  O processo da 6ª Conferência das Cidades busca a interlocução entre diversos segmentos da sociedade civil organizada e o poder público nos três níveis de governo (executivo e legislativo) a respeito da “FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE”, como tema central.

A Conferência das Cidades – Etapa de Nonoai, teve uma palestra com o advogado Claudio Linhares falando sobre o tema central, que é justamente a Função Social da Cidade e da Propriedade. Abordando outro eixo temático da Conferência, o Diretor de Habitação do município, Augusto Barbiero falou sobre os programas habitacionais existentes e os que devem ser implantados em Nonoai.

Em outro momento, o arquiteto Odirlei Zanatta falou sobre a questão da mobilidade urbana e trouxe questionamentos principalmente sobre o trânsito em pontos específicos de nosso município.

A comissão organizadora da etapa municipal da Conferência das Cidades, através do seu coordenador, Clovis Linhares, agradeceu a presença da Escola Jair de Moura Calixto e Colégio Cenecista , bem como as entidades presentes, como o LEO e LIONS Clube Nonoai, Associações dos bairros Operário e Brasil, secretários municipais e vereadores que se fizeram presente.

Propostas Conferência das Cidades – Etapa de Nonoai

Segurança Pública no Bairro Operário:

Realização de atividades educacionais e de conscientização sobre o combate às drogas.

Melhoria na iluminação de espaços públicos.

Mobilidade Urbana –

Viabilizar a realização de estudos técnicos para melhoria da mobilidade urbana de Nonoai.

Instalação de um semáforo e ou, alterar o fluxo de veículos no cruzamento da Rua Padre Manoel com Rua Pedro Roso.

Instalação de Redutores de velocidade (Lombadas) na Rua Padre Manoel Gomez Gonzalez próximo ao Banrisul, próximo aos Correios e na  Rua Rocha Loires, próximo ao mercado da Cotrisal.

Calçadas padronizadas em todo município.

- Estudo de revitalização da Praça Linhares.

- Melhorias na iluminação.

- Casa da Memória – Utilização do espaço como semeador da cultura local, apresentando exposições com mais frequência, trazendo mais cultura e incentivando a visitação da comunidade nonoaiense.