Dia D do Outubro Rosa marca campanha contra o câncer de mama

O dia 11 de outubro foi marcado pelo Dia D do Outubro Rosa em Nonoai. Com a Câmara de Vereadores cheia de mulheres e bem verdade, alguns representantes do sexo masculino, a tarde foi de muitas orientações sobre a prevenção contra o câncer de mama, que de acordo com a palestrante, a médica Maria Roberta Alessi, é a doença que mais mata mulheres em todo mundo.

Em um evento que contou com a presença da Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio, do Prefeito Edilson Pompeu da Silva e primeira-dama Jocélia Antunes de Andrade, além da vereadora Rosa Barbiero, representando a presidente da Câmara de Vereadores de Nonoai, Luciana Zanovello, as mulheres puderam aprender um pouco mais sobre os cuidados com a saúde feminina. Ao usarem a palavra, as autoridades presentes destacaram a importância da prevenção na saúde da mulher. A primeira-dama Jocélia Antunes de Andrade destacou que os cuidados devem ser observados durante o ano inteiro e não somente neste mês de outubro.

Após o encerramento da palestra foi servido um coffee break para os presentes.

A Secretaria Municipal da Saúde preparou uma programação especial para todas as mulheres pensando na prevenção contra a doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,03 óbitos/100.000 mulheres em 2014. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 14,21 e 14,60 óbitos/100.000 mulheres em 2014, respectivamente. (http://www2.inca.gov.br)

Ainda durante o mês de outubro, todas as unidades Básicas de Saúde estarão atendendo as mulheres com Coleta de exames preventivos, exame clínico de mamas, solicitação de exames laboratoriais, mamografia e densitometria óssea e realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Nos dias 16 a 20 de outubro, a UBS central estará atendendo das 18h às 21h, para atender as mulheres que trabalham durante o dia.