Município junta forças para combater mosquito da dengue

Em uma Sexta-feira 13, que começou com dia ensolarado e temperatura agradável, a Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai em parceria com as demais secretarias e entidades nonoaienses realizaram a ação de combate ao mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, em toda área urbana de Nonoai. Nem a chuva que caiu no começo da tarde afetou a realização do trabalho nos bairros e na área central de Nonoai. Com o objetivo de identificar focos e retirar, principalmente das áreas abertas de residências, materiais que possam acumular água e assim dificultar mais ainda a proliferação deste mosquito. Com as temperaturas elevadas aliadas ao grande volume de chuva dos últimos dias se formou o ambiente propício para a reprodução do transmissor da dengue, febre amarela, entre outras doenças.

A ação começou logo cedo com o pronunciamento da Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio, da bióloga Jussara Chente e do Prefeito Edilson Pompeu da Silva. Logo após as equipes se reuniram para a foto e saída em frente a Unidade Básica de Saúde Central.

Conforme relatou a Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio e a bióloga Jussara Chente, o índice de infestação do mosquito da dengue está muito elevado chegando a 16.7%, conforme o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti, o LIRAa. Conforme destacou a bióloga o índice ideal é entre 0% a 1%. Com esse número elevado do vetor, o município pode sofrer com uma epidemia de dengue caso apenas uma pessoa infectada esteja em Nonoai. Toda região está em estado de alerta. Conforme o levantamento da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim, dos seus 33 municípios da área de abrangência, 21 estão em estado de alerta total com infestação do Aedes Aegypti.

A campanha que está sendo chamada de “Ou ele ou nós”, referindo-se ao mosquito que pode transmitir doenças que podem levar à morte, é mais uma ação na tentativa de diminuir o índice de infestação do vetor.

Durante toda a sexta-feira, foram recolhidos diversos itens, incluindo carcaças de fogões a gás, cadeiras, latas de tinta vazias entre outros itens.