Nutricionista explica cronograma de pesagem do Bolsa Família

A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai, Roberta Pasa Giulliani foi aos microfones das rádios do município para informar a população sobre a necessidade da pesagem aos beneficiários do programa do Governo Federal Bolsa Família. De acordo com a profissional, o benefício pode ser cancelado caso não seja realizada esta etapa da 2ª vigência de 2018. Outra informação importante é que o município não tem autonomia para conceder ou retirar o benefício mas sim, realizar a supervisão e acompanhamento das famílias agraciadas pelo programa.

A nutricionista informou ainda que o cronograma está disponível em todas as unidades de saúde do município, bem como junto ao CRAS e disponível também pela internet, no site oficial do município e também na página oficial da Prefeitura de Nonoai no Facebook. Os beneficiários também podem buscar informações junto aos agentes de saúde durante as visitas regulares.

Nesta segunda vigência, são mais de 1500 pessoas que devem realizar a pesagem para acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) pela Secretaria de Saúde. O acompanhamento antropométrico (peso e altura), situação vacinal (crianças e adolescentes) e verificação do Pré - Natal das gestantes.

Serão realizadas as pesagens conforme as datas no cronograma abaixo no CRAS do Centro do Município de Nonoai.

Os Agentes Comunitários de Saúde - ACS estarão comunicando às famílias sobre as pesagens. Esse acompanhamento acontece duas vezes por ano e as pessoas devem comparecer no CRAS Professora Mariazinha Machado Muller, no dia que corresponde ao seu agente de saúde.

ORIENTAÇÕES PARA A PESAGEM

• No dia da pesagem os beneficiários precisam levar cartão SUS e cartão do Bolsa Família. Gestantes levar a carteirinha do Pré – Natal e crianças e adolescentes levarem a carteirinha de vacina COM AS VACINAS EM DIA.
  • Os mapas devem ter a assinatura de um dos beneficiários na hora do aviso da pesagem, ou, quando a pesagem for realizada na residência.
  • Colocar a ocorrência caso não tiver a assinatura do membro da família, conforme as orientações. Não serão aceitos mapas sem acompanhamentos ou ocorrências descritas.
  • Não serão aceitos peso e altura anotados em papéis, é necessário o comparecimento para o acompanhamento.

CRONOGRAMA PESAGEM PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

2 VIGÊNCIA DE 2018

HORÁRIO DA PESAGEM 08:00 ás 11:00/ 13:00 ás 16:00

AGENTE DE SAÚDE

24/09/2018

(segunda – feira)

Indiara Colpani (dia todo)

Carina de Borba (turno vespertino)

25/09/2018

(terça – feira)

Patrícia (dia todo)

Anieli (dia todo)

Residentes do bairro João Sperry, área que era da ACS Grazieli (turno matutino)

26/09/2018

(quarta-feira)

Angela Vargas da Motta (turno matutino)

Lorena Torres (dia todo)

Terezinha de Borba (dia todo)

15/10/2018

(segunda-feira)

Elza Baginski (turno matutino)

Elza Caresia (turno matutino)

Carina Vieira da Silva (turno matutino)

Roseli de F. Borges (turno matutino)

Claudia Michels/Camila (turno vespertino)

Lucinara Fortes Pires (turno vespertino)

Daiane Balestrin (turno vespertino)

Residentes na área que pertencia a ACS Raquel Moura (vespertino)

16/10/2018

(terça – feira)

Lizete dos Santos (dia todo)

Dienifer Prestes (dia todo)

CRAS Centro

Os Agentes Comunitários da Saúde: Fabyane de Carvalho da Silva, Dirceu Colaço, Loreni Panissoni, Adriana Bringuentti, Alessandra de Morais, Jussara Mello Pereira Soares e Sedenir J. Lemes da Silva irão realizar as pesagens nas Visitas Domiciliares.