BANNERNONOAI.png
WhatsAppImage2023-01-18at154413.jpeg
PlayPause

Nossos serviços digitais

Oferecemos alguns serviços digitais a você. Clique nos ícones abaixo e desfrute da agilidade e conveniência sem sair de sua casa ou trabalho.

Portal da transparência
Concursos e Processos Seletivos
Nota Fiscal Eletrônica
Certidões
RPPS
Leis
Licenciamento ambiental
REURB
Portal do servidor

Solenidade marca chegada do fogo simbólico da Pátria a Nonoai

Em ato realizado no Altar da Pátria, em frente ao prédio da Prefeitura de Nonoai, o fogo simbólico foi recebido no município. A cerimônia faz parte da 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria que traz por temas em 2017 a nível Nacional: “Oswaldo Cruz – Centenário da Morte do Sanitarista” e Estadual: “80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” e “70ª da Chama Crioula”.

Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso de 26 Km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

O evento contou com a presença de diretores, professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particular, Secretários Municipais, Servidores Públicos, no palanque representante dos poderes constituídos no município. Coube ao vice-prefeito de Nonoai, Paulo Rodrigues o hasteamento do pavilhão nacional, ao Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, o hasteamento da bandeira do Rio Grande do Sul e ao vice-presidente da Câmara de Vereadores Zulmar Debastiani, o hasteamento do pavilhão municipal.

Após o hasteamento dos pavilhões, o Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira conduziu o acendimento do Fogo Simbólico, que foi acompanhado de alunos representantes das escolas presentes no ato cívico. O vice-prefeito Paulo Rodrigues fez o acendimento do fogo da Pátria que permanecerá no prédio da Prefeitura de Nonoai até a semana da Pátria.