JEPP é lançado na Escola Municipal Jair de Moura Calixto

Na manhã desta terça-feira (06), aconteceu na Escola Municipal Jair de Moura Calixto o lançamento o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae.

Participaram do lançamento do programa o Prefeito Edilson Pompeu da Silva, Secretária de Educação e Cultura, Salete Sperry, direção, professores, pais e alunos da escola.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

As oficinas para esta etapa da Educação Básica, Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, são destinadas a fomentar a educação e a cultura empreendedoras. As mesmas apresentarão práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

-Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

-Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

-Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

-Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Como funciona:

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove oficinas:

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais