Plano ambiental da Foz do Chapecó beneficiará Nonoai

A equipe de governo municipal recebeu na tarde desta segunda-feira (18), na sede do CRAS Professora Mariazinha Machado Muller, o representante da empresa Foz do Chapecó Energia S/A, o supervisor Sócioambiental, Claudimir Luis Turmena para debater ações do PACUERA, que é o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial. A Resolução do CONAMA 302/2002 define o PACUERA como um conjunto de procedimentos e propostas que objetivam disciplinar a conservação, a recuperação, o uso e a ocupação do entorno do reservatório artificial.

Com este plano, a empresa de energia deverá fazer a doação de área de terra ao município de Nonoai no entorno do lago da barragem para ser utilizado pela administração municipal para que os objetivos do PACUERA sejam alcançados. A área de terra em questão ainda será definida. Na ocasião, o supervisor da empresa apresentou algumas propostas que serão analisadas pelo Executivo municipal.

A Foz do Chapecó Energia S/A é a empresa responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. O empreendimento se localiza no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS). A área lindeira do reservatório abrange seis municípios em Santa Catarina, são eles: Águas de Chapecó, Itá, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó e Paial; e seis municípios do Rio Grande do Sul: Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai, Faxinalzinho, Erval Grande e Itatiba do Sul.