Comitiva nonoaiense conhece produto Con-Aid em Santa Cruz do Sul

Na última quinta-feira (26), o vice-prefeito Paulo Rodrigues, acompanhado do Assessor Administrativo Ivanir Miguel Barbiero, esteve em Santa Cruz do Sul para conhecer a aplicação de um produto destinado a melhoria de estradas de terra. A tecnologia Con-Aid permite a construção de estradas com baixo custo sendo uma alternativa eficiente para estradas de chão. A ação é mais uma busca por melhorias nas estradas do interior de nosso município. Conforme afirmou o vice-prefeito Paulo Rodrigues, em entrevista ao informativo semanal de rádio da Prefeitura de Nonoai, o objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do produto que pode ser aplicado em Nonoai mas, que ainda o custo é extremamente alto e que outras alternativas serão procuradas pela administração municipal e todas as possibilidades de facilitar e melhorar as condições de trafegabilidade das estradas serão consideradas.

O produto é um líquido que misturado com o solo cria uma estrutura química permanente no solo onde é aplicado. O Con-Aid, é originário da África do Sul, e é um produto de alta tecnologia criado para construção de ruas e estradas a baixo custo, permitindo a trafegabilidade sem os problemas comuns das estradas sem pavimentação, como lama, buracos e a poeira. O custo aproximado é de R$15,00 por metro quadrado mas com uma durabilidade muito prolongada em relação às obras tradicionais em estradas do interior do município.

A grande diferença desta tecnologia é a impermeabilização apenas das moléculas de argilas e siltes e não da camada tratada. Na natureza, siltes e argilas são capazes de atrair água para o interior dos minerais e a consequência disto é a plasticidade indesejada e perda de densidade. O produto possibilita uma impermeabilização permanente, minimizando tais características. Por outro lado, uma mudança iônica ao redor das moléculas, que agora são capazes de se atraírem e não mais atraírem água.