Outubro Rosa triplica o atendimento para as mulheres

Categoria: Secretaria de Saúde Publicado: Terça, 31 Outubro 2017

O mês de outubro marca mundialmente o combate ao câncer de mama através da campanha Outubro Rosa onde são intensificadas as ações de prevenção. Em Nonoai, em todas as unidades o atendimento foi ampliado e durante uma semana a Unidade Básica de Saúde Central atendeu em horário diferenciado as mulheres que por motivos profissionais não poderiam comparecer na Unidade de Saúde para realizar seus exames durante o dia. Nos dias 16 a 20 de outubro a UBS central atendeu mulheres das 18h até às 21h, atendendo aproximadamente 60 mulheres no turno da noite, em uma ação inédita da Secretaria de Saúde de Nonoai.

Em média informada pela Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos meses, de agosto e setembro, são realizadas 80 coletas de preventivos enquanto que em outubro deste ano o número subiu para 219. Para completar os números, nas três unidades de saúde do município, no centro e nos bairros Caneles e Operário, foram atendidas 600 mulheres com consultas na ginecologia e clínica geral. Ainda foram 170 pedidos mamografias e densitometria óssea para mulheres com idade superior a 40 anos e realizados 80 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.