Transporte Escolar será monitorado via satélite a partir de 2018

Categoria: Secretaria de Educação e Cultura Publicado: Sexta, 06 Outubro 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Nonoai participou durante toda a quinta-feira, 5 de outubro, da Oficina de Implantação do Software de Gestão do Transporte Escolar dos municípios pois, a partir de 2018, todo o transporte escolar será monitorado via satélite. A atividade aconteceu na sede do Núcleo de Tecnologia Educacional, em Passo Fundo.

Estiveram participando e representando o município a Secretária de Educação e Cultura, Teresinha Salete Sperry, a oficial administrativa Elaine Facco da Silva e o responsável pelo transporte escolar Paulo Germano Boor.

O sistema de monitoramento será implantado pelo estado do Rio Grande do Sul sem custos aos municípios que aderiram ao PEATE/RS que é o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), que transfere recursos financeiros aos municípios que realizam o transporte de alunos da educação básica da Rede Estadual, residentes no meio rural.

De acordo com as informações repassadas pela Secretária de Educação, todos os alunos residentes no interior do município serão cadastrados no sistema informando o nome completo e o local de residência que será georreferenciado, ou seja, terá a exata localização da residência do aluno registrada para que possa ser definida uma rota do transporte escolar. Com a adesão ao sistema estadual, todos os veículos que realizam o transporte escolar, inclusive terceirizados serão monitorados.