Prefeitos da região entregam ofício ao Senador Heinze em Brasília

Seguimos em frente buscando soluções para nossa região.

A Prefeita Adriane Perin de Oliveira cumpre agenda na capital Federal juntamente com alguns prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (CONIGEPU).

Na manhã desta terça-feira (19), a comitiva foi recebida pelo Senador da República Luis Carlos Heinze. O objetivo do encontro foi a entrega de uma solicitação formal para que o CONIGEPU faça parte do programa do Governo Federal LIXÃO ZERO, que busca eliminar os aterros sanitários, dando a devida destinação a todo o material seco e orgânico gerado pelos municípios. Após a visita ao senador, a comitiva foi recebida no Ministério do Meio Ambiente.

Além da Prefeita Adriane Perin de Oliveira, também participaram deste ato os prefeitos de Rio dos Índios, Flávio Golin, de Três Palmeiras, Claumir César de Oliveira, de Ronda Alta, Marcos Beux, de Trindade do Sul, Elias Miguel Segalla, o Diretor do CONIGEPU Giovane Spanner,  a secretária municipal de Educação Alexandra de Oliveira e o Coordenador Geral da Famurs Salmo Dias de Oliveira.

Entenda a situação do CONIGEPU:

Atualmente o Consórcio recebe materiais de 12 municípios da Região, com uma população de aproximadamente 100.000 habitantes, equivalendo a cerca de 40 toneladas dia. No entanto outros 3 (três) novos municípios já solicitaram a adesão ao consórcio, o que elevaria a quantidade de materiais para cerca de 50 toneladas dia.

Ocorre que o atual aterro em operação se encontra praticamente saturado, com previsão de vida útil até março de 2022.

O consórcio já adquiriu uma nova área de 2ha, elaborou e encaminhou a FEPAM o projeto para a Licença de Operação para a construção de um novo aterro, porém, aguarda a análise da Fundação para prosseguir com o processo.

Os 12 municípios aprovaram no último mês uma chamada de capital que somados comportará a importância de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para construção do novo aterro.

Alternativamente, foi iniciado de forma paliativa a elevação do talude do aterro em operação, o que daria uma sobrevida de aproximadamente 6 meses de operação, tempo este que talvez seria suficiente para encontrarmos outra alternativa para a destinação do lixo não reciclável.