A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) marcou presença e foi reconhecida como parceira fundamental na solenidade de lançamento do Programa RS + Digital e do Sistema Eletrônico de Informações RS (SEI/RS), realizada na tarde desta segunda-feira, 17 de novembro, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. O evento, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Estado de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do Procurador-Geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, consolidou mais um importante passo na modernização da gestão pública gaúcha, com o engajamento direto da Famurs e suas 29 associações regionais.
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, destacou em sua fala a relevância da colaboração.
“Hoje quero destacar e fazer um reconhecimento à parceria fundamental entre a Famurs e o Governo do Estado, por mais uma vez estar aqui hoje no lançamento do Programa RS + Digital. Cada exemplo mostra a mesma verdade. Quando a tecnologia acerta o passo no serviço público, é o cidadão que ganha”, afirma.
Adriane também reforçou o compromisso da Famurs com a inovação como uma decisão estratégica da entidade: “É a tecnologia entrando no serviço com um propósito. E é por isso que a Famurs fez uma escolha inegociável junto com os presidentes das 29 associações regionais. Aprovamos em resolução um dos eixos da gestão 25/26: a IA como ferramenta de inovação nos municípios”, destaca.
A presidente enfatizou que o objetivo é preparar os líderes municipais e suas equipes para os novos tempos, não apenas no uso da tecnologia, mas na transformação da forma de fazer as coisas. “Porque a inteligência artificial, a inovação quando bem usada, ela não substitui as pessoas, ela devolve tempo, foco e eficiência. E é esse movimento que nós faremos juntos, porque ninguém vai a lugar nenhum sozinho”, completa.
A parceria entre a Famurs e a SPGG, que vem sendo desenvolvida intensamente, culminou na adesão de 30 municípios gaúchos, que formalizaram o Termo de Cooperação (TC) por meio da assinatura eletrônica do governador e da secretária Danielle Calazans no próprio SEI RS. Esses municípios atuarão como pilotos, iniciando a implantação do sistema com fase de testes, treinamento de equipes e suporte técnico, com vistas à futura expansão para todo o Estado.
A secretária Danielle Calazans corroborou a importância dessa colaboração. “A importância dessa parceria com a Famurs é para disseminar o potencial da plataforma SEI onde tudo acontece, nos municípios, para transformar a vida dos gaúchos.”
A iniciativa reforça o compromisso contínuo da Famurs em modernizar os processos administrativos municipais e ampliar a digitalização dos serviços públicos, garantindo mais transparência, agilidade e eficiência para os cidadãos.
Pela Famurs, além da presidente Adriane Perin de Oliveira, participaram do evento o coordenador administrativo, Beto Bordin, o superintendente de Assuntos Municipais, Leonardo Comin, e o assessor administrativo, Carlos Eduardo Teixeira. Prefeitos, secretários e representantes municipais de diversas regiões também prestigiaram o lançamento, demonstrando o engajamento com a pauta da digitalização.Municípios que assinaram o Termo de Cooperação
1. Barros Cassal
2. Boa Vista do Buricá
3. Bom Jesus
4. Campo Bom
5. Candelária
6. Cândido Godói
7. Cotiporã
8. Farroupilha
9. Garibaldi
10. Ibarama
11. Imbé
12. Jóia
13. Lindolfo Collor
14. Marcelino Ramos
15. Monte Belo do Sul
16. Muçum
17. Nonoai
18. Nova Prata
19. Pinheiro Machado
20. Redentora
21. Rio dos Índios
22. São José do Sul
23. São Marcos
24. São Miguel das Missões
25. Sant'Ana do Livramento
26. São Jerônimo
27. Sério
28. Tapejara
29. Taquari
30. Tupanciretã